Como a Inteligência Mercadológica melhora a empregabilidade do Gerente de Projetos na era das Organizações Exponenciais?
“Projetos”. Quantas vezes você falou, escreveu, leu ou escutou esta palavra no seu ambiente de trabalho nos últimos anos? Se já era tendência há anos, no Mercado de Trabalho 4.0 — da Quarta Revolução Industrial e das Organizações Exponenciais — o Gerenciamento de Projetos ganhou ainda mais relevância. O Gerente de Projetos pode aproveitar esta oportunidade e diferenciar-se profissionalmente desde que fortaleça o seu Quociente de Inteligência Mercadológica (Q.I.M.). Há características que devem e podem ser desenvolvidas ao máximo, pois incrementam a empregabilidade e o valor desse profissional no mercado de trabalho da indústria 4.0.
Foi no final do século XIX que o Gerenciamento de Projetos surgiu, como uma forma inovadora de organizar o trabalho e atender as demandas inéditas daquela época. Estávamos diante da Segunda Revolução Industrial e a partir de então a complexidade do ambiente empresarial não parou de aumentar. A Terceira Revolução Industrial ocorreu aproximadamente cem anos depois da segunda e hoje estamos no ápice da Quarta Revolução Industrial.
A Primeira Revolução Industrial iniciou-se com a descoberta de novas utilidades para o ferro e o carvão. A Segunda Revolução Industrial foi marcada pela descoberta e aproveitamento de novas fontes de energia. A Terceira Revolução acompanhou a evolução da informática, da robótica e dos meios de comunicação. A Quarta Revolução Industrial está sendo caracterizada, principalmente, pela maior facilidade de compartilhamento de recursos e acesso aos meios de produção.
As facilidades desta nova era favoreceram o desenvolvimento de um novo tipo de organização, denominada Organização Exponencial. As ExOs (Exponential Organizations) são empresas que se organizaram para obter crescimento infinitamente maior do que as empresas tradicionais e a forma de organização por projetos (trabalhos pontuais, com produtos e prazos definidos) se adequa perfeitamente as suas necessidades de agilidade e flexibilidade operacional.
Ilustrando esta tendência, uma pesquisa internacional do PMI, publicada em Março de 2013, apontou que entre 2010 e 2020 surgiriam aproximadamente 1,6 milhões de novas oportunidades, por ano, para profissionais que trabalham por projetos. Só no Brasil, 130 mil novas oportunidades/ano.
O CEO da Lens & Minarelli, José Augusto Minarelli, aponta que os Gerentes de Projetos já exercem um papel muito importante na liderança das empresas. “Eles são líderes de diferentes equipes. Viabilizam a estratégia, atentando-se a possíveis erros de execução. Administram investimentos, engajam as pessoas envolvidas e garantem a entrega de resultados pela organização”, explica o executivo.
Para aumentar sua empregabilidade na era das Organizações Exponenciais, o profissional que trabalha na Gestão de Projetos precisa desenvolver a sua Inteligência Mercadológica. Para isso, é importante que ele conheça e pratique as seis etapas do Ciclo Mercadológico. Este ciclo se inicia na Pesquisa de Oportunidades e é renovado após a Verificação de Resultados e Satisfação do Cliente. Dominar todas as suas fases tornará o profissional apto para solucionar com rapidez problemas cada vez mais sofisticados e específicos, desenvolvendo-se do ponto de vista técnico, gerencial, intelectual, humano e social.
Inteligência mercadológica é a capacidade que o profissional tem de perceber oportunidades, prover soluções, acompanhar a evolução da demanda, ter uma marca distintiva e uma reputação, fazer-se conhecido e lembrado, saber vender ideias e serviços, saber cobrar, medir satisfação, e fomentar o marketing boca a boca para que as pessoas “comprem” as suas ideias, seu projeto e a solução para um problema que precise ser resolvido.
O desenvolvimento deste tipo de inteligência baseia-se em três premissas básicas:
● Todo profissional faz algo útil para outras pessoas
● Todo profissional sabe se comunicar
● Todo profissional gosta de ajudar o próximo
Quando inata ou desenvolvida por meio de educação e treinamento, a Inteligência Mercadológica habilita as pessoas a enfrentarem com sucesso as constantes mudanças do mundo do trabalho e a desenvolver suas capacidades profissionais.
O profissional que pretende exercer a função de Gerente de Projetos pode conquistar uma sequência de oito certificações oferecidas pela associação internacional PMI. Os rendimentos mensais podem ir de R$ 6 mil (em empresas de pequeno porte) a R$ 40 mil (em empresas maiores e cargos de direção), segundo o Guia Salarial 2016 da Hays.
Fig 1. – Inteligência Mercadológica – Ciclo Mercadológico
Um Gerente de Projetos com um Quociente de Inteligência Mercadológica (Q.I.M.) mais alto tem bem desenvolvidas as características que garantem a ele empregabilidade, diferenciando-o profissionalmente e aumentando seu valor como gestor:
● Líder, “networker” e Inspirador;
● Assertivo, vendedor, negociador e comunicativo;
● Organizado e solucionador de problemas;
● Estratégico;
● Flexível e persistente;
● Planejador;
● Gerente de sua própria carreira e empregabilidade;
A Lens & Minarelli trabalha o programa de Outplacement® baseado no lema “Gente cuidando de Gente”, coerente com o princípio da demissão humanizada.
Fonte:
MINARELLI, José Augusto. Inteligência Mercadológica – A inteligência que Gera Negócios e Oportunidades de Trabalho. São Paulo: Editora Gente, 2009
Ilustração: Negócios de fotografia desenvolvida por Creativeart – Freepik.com